segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ATAVERMELHA - Pela Democratização dos Meios de Comunicação - AFROPRESS - POR MARCOS BENEDITO

A massificação da internet, ocorrida na última década, estabeleceu uma espécie de "divisor de águas" no mundo, com a ampliação da comunicação através das redes sociais.
A partir da década de 90, nos deparamos com uma grande evolução na comunicação digital, materializada através de ferramentas como o envio de correio eletrônico, a criação do Twitter, a popularização do Orkut, Facebook, whatsapp e muitas outras tecnologias.
A proliferação do uso destes instrumentos resultou numa importante mudança no hábito de muitas pessoas, possibilitando-as que deixassem o papel de coadjuvante, para se tornarem protagonistas, assumindo uma posição de destaque no mundo da informação “on line”.
Profissionais da mídia, que estavam praticamente encostados pelos grandes jornais, enveredaram pelo caminho da imprensa alternativa, criando blogs, que se tornaram campeões de acessos, incomodando aos grandes grupos econômicos, que até então, exerciam o monopólio da informação e repentinamente sentiram o seu império ameaçado. 
Estes, por sua vez, passaram também a ocupar a blogosfera, numa tentativa de conquistar e garantir o seu espaço na linguagem virtual.
Hoje em dia, não existe a mínima possibilidade de se desenvolver uma estratégia mercadológica ou política sem levar em conta a capacidade de influência da internet no dia a dia das pessoas. 
A ampliação da capacidade de comunicação da internet, propiciando o estabelecimento de redes de compartilhamento e a ampliação da capacidade de comunicação entre as pessoas, tem efetivamente estabelecido novos paradigmas, inclusive nos países de regimes totalitários.
A falta de democracia e de transparência na política do modelo de concessão de rádio e de televisão em curso no Brasil, aliado ao poderio financeiro da elite dominante, impedem que as entidades verdadeiramente comprometidas com os interesses do povo, participem do processo, favorecendo aos grandes grupos econômicos, que muitas vezes, estão intimamente ligados aos interesses políticos corporativos, por este, e outros motivos a internet é hoje um importante instrumento de denuncia e de resistência na luta pela democratização dos meios de comunicação no país.
O advento da internet, tem possibilitado que as informações rompam com a censura imposta pelos poderosos, propiciando a organização de grandes mobilizações, com algumas delas, causando mudanças de governo, como ocorreram recentemente em muitos países localizados no Oriente Médio.
A comunicação em rede, que outrora contribuiu com o desenvolvimento de estratégias belicistas, ocupa na atualidade, um importante espaço, na organização da luta pela democracia no Brasil e no mundo, colaborando, sobretudo no estabelecimento da pauta, pelo fim do monopólio da comunicação imposta pelas elites conservadoras.
PELA REGULAMENTAÇÃO E PELA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PELO FIM DO MONOPÓLIO IMPOSTO PELAS ELITES CONSERVADORAS
POR UMA POLÍTICA DE CONCESSÃO INCLUSIVA E DEMOCRÁTICA
http://www.afropress.com/post.asp?id=17234

Nenhum comentário:

Postar um comentário