quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RUI FALCÃO, PRESIDENTE DO PT - ELEIÇÕES

Enviado por em 22/02/2012
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, retomou este ano a sua série de viagens pelo Brasil para participar da preparação do Partido para enfrentar as eleições municipais de 2012.

"Nossa meta é continuar crescendo. Em 2008, em relação a 2004, nós crescemos 34% e a expectativa é que em 2012 haja um crescimento muito expressivo também" - E faz uma ressalva em relação a números de prefeitos petistas que poderão ser eleitos -- "A grande mídia, se você fala 600 e dá 599, falam que o PT fracassou, se você faz 601, não dizem que a gente excedeu a meta" -- e completa -- "Eu prefiro trabalhar com a ideia do crescimento, nós estamos recolhendo metas de cada Estado, e elas nos indicam a possibilidade de muito crescimento, seja em cidades pequenas, seja nas médias, nas metrópoles e também expectativa grande de ampliar as bancadas de vereadores e vereadoras".

Durante a entrevista, o presidente do PT aproveitou também para rebater o "discurso despolitizado" da oposição que afirma que as concessões dos aeroportos, efetuadas no governo da Presidenta Dilma é o mesmo que as privatizações ocorridas no Governo FHC.

"Eu quero explicar a todo mundo que não se trata de uma questão semântica, de jogo de palavras, que dizer que concessão é uma coisa, privatização é outra. Primeiro porque as concessões estão definidas na Constituição, elas são uma espécie de contrato e o contrato ele tem data para terminar, ele tem data para ser prorrogado. O companheiro Walter Pinheiro, PT-BA), que é líder do PT no Senado, ele fez um artigo com uma comparação interessante: 'Concessão é um contrato, imagine um contrato de aluguel, no final do contrato você devolve o imóvel para o proprietário, se você quer continuar com o contrato, ele tem sempre um reajuste do aluguel, mas o apartamento ou a casa continua com o proprietário, ainda que você como inquilino fique lá dez, vinte ou trinta anos'. Então a concessão é a mesma coisa", explica.

Rui Falcão emenda: "Então isto nada tem a ver com aquele processo de venda de patrimônio público, por preços depreciados, inclusive pagos com as chamadas moedas podres, que deu tanta denúncia e acabou recebendo até o apelido de privataria. Não se chamava nem mais de privatização, mas de privataria".

O presidente do PT ainda faz uma comparação: "Vamos pegar o exemplo do aeroporto de Guarulhos, o consórcio que ganhou a concessão teve que pagar pela outorga uma taxa de 16,4 bilhões de reais, isto equivale a aproximadamente 10 bilhões de dólares, se a gente considerar a cotação do dólar a R$ 1,70, A Vale do Rio Doce, a terceira maior mineradora do mundo, que era estatal, foi vendida por 3 bilhões de dólares, ou seja o Brasil perdeu um patrimônio que vale mais de 100 bilhões (de dólares), perdeu este patrimônio para um grupo privado por 3 bilhões (dólares). E agora só para permitir a exploração de um aeroporto, ganha três vezes mais para investimentos que vão melhorar os aeroportos e que podem ser também aplicados em outras aéreas", enfatiza.

Este final de semana estará no Paraná. Este mês, ele já participou em Aracaju- SE de uma conferência com a coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), além de participar de reuniões com dirigentes do PT local, reuniu-se também com os pré-candidatos a prefeito da capital sergipana, com a presença do governador de Sergipe, Marcelo Déda.

Em entrevista ao Portal do PT, Rui fala sobre também sobre a visita que fez a Minas Gerais, onde participou de atividades políticas em Divinópolis, Betim e em Belo Horizonte.
"Estive em Aracaju em uma conferência de toda coordenação nacional do MST e aproveitei também para dialogar com os dirigentes locais, com os pré-candidatos a prefeitos de Aracaju do nosso partido e com o governador Marcelo Déda. Depois estive em Divinópolis, que é uma cidade pólo em Minas Gerais que reúne 57 cidades no entorno, e nós temos lá um pré-candidato que foi secretário nacional da Juventude, Beto Cury. De Divinópolis fui para Betim e me reuni com a prefeita Maria do Carmo Lara e todo o secretariado e tomei conhecimento dos programas que ela esta desenvolvendo muitas obras."
Rui Falcão afirma que, como presidente nacional do PT, está visitando diversas cidades para discutir com as lideranças petistas a importância de se preparar para as eleições municipais, que ocorrerão no próximo mês de outubro. Segundo ele, o PT tem a expectativa de aumentar a sua representatividade com a eleição prefeitos e vereadores em mais municípios brasileiros.

Assista abaixo a íntegra da entrevista

(Ricardo Weg e Geraldo Ferreira -- Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário